Tire suas dúvidas

Tire suas dúvidas

Nossos serviços são adaptados às necessidades individuais, podendo incluir desde orientações pontuais até acompanhamento completo.

💬 Quem sofreu um acidente e ficou com sequela leve tem direito a algum valor mensal?

Sim. Se você trabalhava de carteira assinada na época, sofreu um acidente de qualquer tipo e ficou com alguma sequela ou limitação — mesmo que leve ou parcial, você pode ter direito a receber um benefício mensal do INSS.

💬 É preciso ter sofrido o acidente necessariamente dentro do ambiente de trabalho?

Não. O benefício protege o trabalhador em acidentes de qualquer natureza, incluindo acidentes domésticos, no trânsito, no lazer ou até mesmo no trajeto de ida ou volta do trabalho. O que realmente importa para o direito é a existência da sequela que reduziu a sua capacidade de trabalho.

💬 Quem voltou a trabalhar normalmente na empresa perde o direito ao benefício?

De forma alguma. Esse benefício tem caráter de indenização. Isso significa que ele é voltado justamente para quem continuou trabalhando mesmo com as limitações deixadas pelo acidente. Você recebe o valor mensal junto com o seu salário normal da empresa.

💬 Ainda é possível receber os valores retroativos que ficaram para trás?

Sim. Dependendo do caso e do tempo que passou desde o acidente ou do fim do seu auxílio-doença, é possível buscar a liberação de valores retroativos acumulados (atrasados) que não foram pagos na época correta pelo INSS.